Transtorno

Há 20 dias sem energia, moradores do interior de Arroio Grande passam a segunda-feira mobilizados

Cerca de 50 pessoas protestaram pela manhã na BR-116 e a tarde em frente a agência de atendimento da Equatorial, parte dos manifestantes já tinham eletrecidade, mas se mobilizam pelos vizinhos sem

Foto: Divulgação - DP - População pede atenção por parte da concessionária

Com cartazes reivindicando "queremos luz" e com a descrição dos número das Unidades Consumidoras (UC) ainda sem o restabelecimento da energia elétrica, moradores do interior de Arroio Grande trancaram, na manhã desta segunda-feira (8), a pista no quilômetro 612, da BR-116, próximo ao acesso ao Município. O protesto seguiu durante a tarde em frente a sede da CEEE Equatorial. Conforme os manifestantes, mais de 30 pessoas estão sem eletricidade há 20 dias e sem nenhuma previsão de solução do problema pela concessionária. A maioria são produtores rurais, impossibilitados de trabalhar e idosos.

Indignados com o longo período desassistidos do serviço essencial, os cerca de 50 manifestantes passaram a tarde em frente a agência de atendimento da Equatorial em Arroio Grande, conforme declaravam, se fosse necessário, iriam acampar no local até que alguém da empresa apresentasse uma previsão do restabelecimento. Até aquele momento, a secretária do local havia informado que não tinha como auxiliar com a reivindicação, mas que entraria em contato com superiores. "Nós viemos dispostos a acampar", ressalta uma das organizadoras do protesto, Valquiria Carvalho.

A energia na residência da moradora já havia sido normalizada, apesar da falta intermitente que ocorreu nos últimos dias. Mesmo assim ela diz que está mobilizada devido a situação em que seus vizinhos estão, há 20 dias convivendo com os transtornos da desassistência. "Na frente da minha casa tem um casal de velhinhos sem luz e eles não tiveram o trabalho de olhar a rede. São muitos produtores sofrendo com isso, o tambo, que é uma produção muito grande, eles estão perdendo o leite todo", diz. Ela conta ainda que na mesma rua há alguns com energia e vários sem previsão de normalização. "A falta de preparação deles é muito grande, não há revisão das redes, colocam como se a energia estivesse restabelecida e não está".

Sem gerador, o pecuarista Frederico Fonseca reclama que está desde o dia 21 de março, madrugada do temporal, sem luz e água, já que o recurso é puxado por um motor no poço do pátio da propriedade. "Eu tenho que todos os dias ir buscar água no açude para os bichos e ir na cidade para tomar um banho, fazer alguma coisa, trazer lanterna para carregar porque não tem luz para nada. A gente tem que pegar água dos arroios para cozinhar", relata.

O morador conta que nunca havia ficado um período tão extenso sem energia elétrica. "É uma incompetência bárbara e o problema é que não tem ninguém para dar uma explicação, só te dão número de protocolo e não falam nada nem uma previsão. Vamos ficar aqui até resolver o problema", conclui.

Outra manifestante, Patrícia Escouto relata que as perdas na produção de leite somam R$ 10 mil. "Eu fiz os meus cálculos e vou correr atrás da CEEE para me ressarcir", afirma. Ela reclama ainda que apenas os produtores rurais de grande porte estariam sendo atendidos de maneira adequada, enquanto eles estariam totalmente desassistidos. "É uma falta de ética, porque a gente mora para fora, a gente pode ficar sem luz há 20 dias? Nós queremos luz para todos, pagamos a conta todos os meses", ressalta.

Posicionamento da Equatorial 

Confira a nota enviada pela concessionária: 

"A CEEE Equatorial esclarece que um grupo de clientes foi atendido na agência em Arroio Grande, na tarde da segunda-feira (8), acerca do fornecimento de energia elétrica.
Equipes de plantão da concessionária seguem trabalhando nas ocorrências de falta de energia específicas assinaladas pelos clientes, durante esta noite e madrugada, objetivando restabelecer o fornecimento da energia elétrica para as unidades consumidoras.
Para solicitar atendimento utilize os os canais oficiais da CEEE Equatorial:
Call Center: 0800 721 2333
WhatsApp/Clara (51) 3382 5500
Site: ceee.equatorialenergia.com.br".

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